Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Cientistas descobrem inseto com órgãos genitais invertidos

Em cavernas brasileiras, cientistas descobrem fêmea de inseto que tem uma espécie de pênis, usado para penetrar o macho. A troca inédita de papéis poderá aprofundar os estudos sobre a evolução sexual dos bichos



Mesmo quando os gametas não estão maduros o suficiente para a fecundação, elas procuram os machos em busca do material nutritivo. ;Colocamos os bichos para cruzar e, depois, vimos que as bolsas de esperma estavam vazias. Mas o esperma não foi usado para fecundar nada. E, se ele foi absorvido, podia estar sendo usado para outros recursos;, especula Rodrigo Ferreira, pesquisador da Universidade Federal de Lavras (UFL) e responsável pela descoberta dos insetos.

Acredita-se que a falta de nutrientes tenha tornado o macho mais seletivo em relação a suas parceiras, obrigando a fêmea a passar por uma mudança ao longo de milhares de anos. Para sobreviver, elas tiveram de desenvolver a genitália até obter uma ferramenta mais eficiente de coerção sexual: o ginossoma. As quatro espécies (curvata, aurora, truncata e brasiliensis) desenvolveram órgãos de formato um pouco diferente, mas com a mesma função: depois que as fêmeas penetram os machos para ter acesso ao duto seminal, os pênis incham, engatando um conjunto de espinhos na base do órgão que fixam os insetos nessa posição.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique