Paloma Oliveto
postado em 27/04/2014 08:00
Por milhares de anos, o ginseng foi a raiz dos céus. Assim os povos orientais conheciam essa planta selvagem que, originalmente, crescia nas relvas da Coreia e da China. O formato quase humano ; alguns exemplares parecem ter cabeça, braços e pernas ; ajudava a conferir divindade à erva. As propriedades medicinais, contudo, eram o que faziam dela um recurso natural reverenciado pelos antigos. De tão importante, o imperador coreano tinha o próprio exército de ;cavadores de ginseng;. Em 1025, o Cânone Chinês de Medicina descrevia as múltiplas serventias da planta: ;Fortalece a alma, ilumina os olhos, abre o coração, expulsa o mal, beneficia o conhecimento e, se tomada por períodos prolongados, vai revigorar o corpo e prolongar a vida;.
Na cultura ocidental, a raiz Panax ginseng não é dotada de poderes tão mágicos, mas a medicina está cada vez mais convencida de que os compostos do ginseng são promissores para o tratamento de diversos males. Pesquisas recentes mostram que o potencial terapêutico dessa erva é amplo. Com propriedades anti-inflamatórias e moduladoras da imunidade, ela ajuda a recuperar lesões no tecido cerebral e da medula espinhal, normaliza a pressão sanguínea, baixa o colesterol e diminui a fadiga de pacientes oncológicos, entre outros (veja quadro). Agora, dois estudos que serão apresentados em revistas especializadas indicam que o ginseng também pode imunizar contra a gripe e o vírus sincicial respiratório (VSR), micro-organismo que infecta o pulmão e obstrui as passagens de ar.
O principal autor das pesquisas, Sang-Moo Kang, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Estadual da Geórgia, nos EUA, explica que não está falando de um simples resfriado. ;A gripe é doença grave, com epidemias no mundo todo, podendo se espalhar muito rapidamente;, diz. Ele cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam a ocorrência de 5 milhões de casos de influenza severa por ano, com até 500 mil óbitos relacionados.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .