Vilhena Soares
postado em 14/05/2014 08:36
Ao ver algo no chão da praça, um pombo não precisa se aproximar para verificar se é alimento ou sujeira. O animal reconhece comida de longe, graças a uma avançada capacidade de aprender a diferenciar a forma dos objetos, aponta um estudo norte-americano. Segundo os cientistas, as aves possuem um tipo de atenção seletiva que, até pouco tempo atrás, parecia ser exclusiva dos humanos e parece ser essencial para a sobrevivência delas.
Leyre Castro, pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Iowa, explica que a ideia de desvendar a atenção dos pombos surgiu após um experimento semelhante, realizado também com humanos, mas que não obteve o sucesso esperado. ;É complexo encontrar um método para estudar a atenção dos animais, já que o objetivo é analisá-los enquanto a aprendizagem está ocorrendo. Nos estudos anteriores, pesquisadores foram inferir a atenção após a aprendizagem ter ocorrido. Nosso método permitiu analisar para onde o pássaro está olhando e dando bicadas enquanto aprende a classificar os estímulos;, destaca.
Para testar se os pombos realmente possuíam a característica de distinção, os cientistas utilizaram uma tela em touchscreen que mostrava dois conjuntos formados de quatro imagens com formas como estrelas, espirais e bolhas. Para ganhar uma recompensa, os pombos tinham de determinar a imagem que se distinguia do grupo de elementos tocando a tela. Durante os testes, as aves sempre bicavam o elemento diferente, e a aprendizagem e categorização pareciam ocorrer simultaneamente no cérebro. ;Por conta da localização do bico de um pombo, que não atrapalha a visão de seus olhos, temos uma boa ideia do para onde ele está olhando. E era para o lugar onde ele estava bicando;, conta Edward Wasserman, também autor do estudo, publicado no Journal of Experimental Psychology: Learning memory and cognition.
A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .