Agência France-Presse
postado em 18/05/2014 11:40
Washington - A cápsula não tripulada Dragon, da empresa privada americana SpaceX, se desacoplou neste domingo da Estação Espacial Internacional (ISS) e iniciou o retorno à Terra.A nave de seis toneladas se separou do braço robótico da ISS às 13H26 GMT (11H26 de Brasília), como estava previsto, depois de ter passado 28 dias acoplada à plataforma.
A cápsula deve pousar no Oceano Pacífico pouco antes das 19H00 GMT (16H00 de Brasília), a 480 km da costa mexicana. A Dragon foi lançada em 18 de abril a bordo do foguete Falcon 9 da base de Cabo Canaveral, Flórida.
A Nasa apela a empresas privadas como a Spacex para abastecer a ISS. Nesta ocasião, a Dragon deveria transportar 2,2 toneladas de carga, que incluíam comida, trajes espaciais, peças de reposição e equipamentos para 150 experimentos na estação orbital. Com base em um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa, a SpaceX deve realizar 12 missões até a ISS.
Leia mais notícias em Ciência e Saúde
A Nasa também tem contrato de abastecimento da ISS de 1,9 bilhão de dólares com a Orbital Sciences Corporation, cuja cápsula Cygnus realizou a primeira entrega em janeiro.
SpaceX, Boeing e Sierra Nevada também foram selecionadas pela Nasa para desenvolver naves que transportem pessoas para a ISS e outros destinos, que deverão estar operacionais até 2017. O lançamento anterior de uma cápsula Dragon havia acontecido em março de 2013.