Ciência e Saúde

Katharine, a fêmea de tubarão-branco ganha conta no Twitter

A fêmea foi localizada pela última vez na noite de segunda-feira (19/5) perto de Key Long, extremo sul da Flórida

Agência France-Presse
postado em 20/05/2014 17:08
Uma enorme fêmea de tubarão-branco nada ao longo da costa da Flórida, mas longe de provocar medo, ela desperta a curiosidade de cientistas e do público, que acompanham seus movimentos graças a um dispositivo via satélite implantado no animal e através de sua conta própria no Twitter.

O peixe, de 4,3 metros de comprimento e uma tonelada de peso, chamada de Katharine, foi localizada pela última vez na noite de segunda-feira perto de Key Long, extremo sul da Flórida (sudeste dos Estados Unidos), de acordo com a página na internet do Ocearch, grupo dedicado a rastrear tubarões-brancos para saber mais sobre estes predadores.

No último mês, Katharine nadou para o sul da Geórgia, percorrendo o litoral da Flórida e, no sábado passado, chegou a ficar a poucos quilômetros de Miami Beach, segundo informação dos radares usados pelo Ocearch.

Sua popularidade cresceu tanto que Katharine já tem conta no Twitter, administrada pelo Ocearch, com quase 4.000 seguidores.

"Menina incompreendida que nada tentando conseguir uns peixes", diz o perfil de Katharine na conta @Shark_Katharine, em que se dedica a responder a perguntas sobre a vida dos tubarões e derrubar falsas crenças.



"Por que todos acham que queremos comê-los? #nãosãodomeugosto", respondeu Katherina a uma pergunta nessa terça-feira, sob o hashtag #GoKatGo.

Os cientistas conseguem acompanhar os movimentos migratórios de Katharine toda vez que sua barbatana dorsal, onde o Ocearch implantou a placa de identificação em agosto de 2013, sai na superfície. A página na internet é atualizada a cada meia hora.

"Se Katharine voltar a Cape Cod (Massachusetts, nordeste) em agosto, provavelmente não estará prenhe. Se não retornar, então, provavelmente estará", explicou o fundador do Ocearch, Chris Fischer, ao jornal "Miami Herald".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação