Ciência e Saúde

Bactérias têm papel fundamental no fortalecimento do sistema imunológico

Os benefícios são detectados tanto em crianças quanto em adultos

Paula Takahashi
postado em 02/06/2014 06:00
São Paulo e Belo Horizonte ; Parece coisa só de criança, mas não é. O consumo regular de lactobacilos, muito frequente por meio da ingestão de bebidas com leite fermentado na infância, pode trazer benefícios ao organismo dos adultos que vão além da melhora do trato gastrointestinal. Os lactobacilos integram um grupo de bactérias conhecidas como probióticos, que têm papel fundamental no equilíbrio da microbiota intestinal ; chamada popularmente de flora ; em qualquer fase da vida. Os reflexos começam no intestino, mas se estendem para todo o organismo.


;Eles são capazes também de melhorar a flora ginecológica. Portanto, as mulheres que consomem os probióticos ficam menos propícias a infecções, como a candidíase. Também é reduzida a incidência de herpes;, afirma Frederico Pretti, médico especialista em nutrologia e tratamento ortomolecular. Outras doenças genitais, como corrimentos, podem ser combatidas tanto com o uso tópico oral desses probióticos, lembra Mauro Fisberg, pediatra e nutrólogo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Benefícios ligados à melhora da imunidade do organismo também são constatados. Isso ocorre de forma generalizada, uma vez que o intestino é o maior órgão de defesa do nosso corpo. ;São sete metros de um sistema imunológico completo. O grande efeito dos probióticos está no fato de colocar bactérias benéficas no local e, dessa forma, impedir o crescimento daquelas que são patógenas e causam enfermidades;, explica Fisberg. Há estudos que revelam, inclusive, a prevenção de doenças respiratórias em crianças e idosos que passam grande parte do tempo em ambientes fechados, como creches e asilos.

A fisioterapeuta Luciene Amélia Peixoto Vieira, 45 anos, adotou os probióticos na dieta há dois meses e já sentiu os efeitos na imunidade. ;Sempre que eu pegava uma gripe, caía no antibiótico. Recentemente, tive uma virose e já estava preparada para as complicações, mas me surpreendi. Não surgiu nenhum problema, enquanto meu marido ficou com febre;, conta. Ela não abre mão do consumo duas vezes ao dia das bactérias do bem e reconhece que o hábito contribuiu para a perda de 4kg.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação