Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Aquecimento global:estudo aumentará concentração de CO² em área da Amazônia

Pesquisa vai avaliar o comportamento da floresta. O objetivo é prever como a vegetação do Norte brasileiro reagirá às mudanças climáticas



A iniciativa será testada em uma floresta na Estação Experimental de Silvicultura Tropical, localizada a cerca de 60km ao norte de Manaus e administrada pelo Inpa. Em parcelas da mata, a simulação vai aumentar para 600 partes por milhão (ppm) a concentração de gás carbônico (200ppm acima da concentração atual na atmosfera). Pesquisadores observarão até que ponto a fertilização pela oferta extra do CO; ; usado pelas plantas para fazer fotossíntese ; aumenta a resiliência florestal (capacidade de recuperação em função de distúrbio), compensando fatores como aquecimento e alterações de regime pluvial.

Um dos pontos cruciais desse estudo será compreender o modo pelo qual o carbono extra adquirido por essa fertilização será utilizado pelas plantas. ;Se for usado para crescimento do tronco das árvores, podemos esperar que isso resulte em um dreno do CO; atmosférico, porque essas estruturas vivem por longo prazo. Se a maior parte do carbono extra for utilizado para produzir raízes e folhas, que vivem por um curto prazo, saberemos que a capacidade de drenar o gás da atmosfera será menor, porque esse carbono será devolvido rapidamente para a atmosfera depois da decomposição dessas estruturas;, analisa Quesada.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique