Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Estudo relaciona morte de pássaros a uso de pesticidas na Europa

Aumento do uso de agrotóxicos na Europa é acompanhado da redução da população de aves silvestres, aponta estudo holandês



O cientista verificou dois levantamentos nacionais da Holanda que monitoraram o crescimento e o declínio de espécies de pássaros, além da qualidade da água, entre 2003 e 2009. Com isso, ele conseguiu investigar a extensão média das concentrações de um pesticida da família dos neonicotinoides chamado imidacloprida. Foram selecionadas 15 espécies de pássaros para verificar a relação entre a população dos animais e a quantidade de agrotóxicos no meio ambiente. Nove delas se alimentam exclusivamente de insetos.

As populações de pássaros em terras agrícolas locais foram negativamente afetadas pela concentração da imidacloprida: 14 das 15 espécies estudadas apresentaram respostas negativas ao uso do pesticida. A equipe percebeu que maiores concentrações da substância na superfície das águas holandesas estão consistentemente associadas com a menor quantidade de pássaros, especialmente entre aqueles que se alimentam apenas de insetos. Nas áreas em que as concentrações são muito altas, o número desses animais chegou a diminuir em até 3,5% ao ano.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique