Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Acordar cedo ajuda a emagrecer segundo pesquisadores americanos

Em experimento com 54 pessoas, cientistas dos EUA comprovam que ficar exposto aos raios solares entre as 8h e as 12h reduz o índice de massa corporal. O efeito é consequência da melhora no funcionamento do relógio biológico



;Vimos que o que parecia estar mais associado com a mudança do IMC era a quantidade e a intensidade de luz obtidas pelos participantes;, diz Giovanni Santostasi, pesquisador em neurologia da instituição e coautor do trabalho. ;Quanto mais cedo era essa exposição, mais baixo o índice. Quanto mais tarde, maior o IMC da pessoa;, complementa Kathryn Reid, professora e pesquisadora de neurologia da Universidade de Northwestern.

Segundo os cientistas, o corpo precisa acordar cedo para funcionar da melhor forma possível. Com esse bom desempenho, consegue queimar um número maior de calorias. ;A luz é o agente mais potente para sincronizar o relógio interno do corpo, um sistema que regula os ritmos circadianos, que, por sua vez, regulam o balanço energético. A mensagem é que você deve obter luz mais brilhante entre as 8h e as 12h;, indica Phyllis Zee, coautora da pesquisa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.