Ciência e Saúde

Estudo: roupas vermelhas despertam desconfiança de outras mulheres

Mulheres vestidas de vermelho tendem a ser vistas por outras como mais disponíveis sexualmente, aponta estudo norte-americano. Segundo os autores, essa reação tem origem na história evolutiva da humanidade

Isabela de Oliveira
postado em 12/07/2014 07:00
Não é a toa que o vermelho é classificado como uma cor quente. O tom é associado ao romance e à sexualidade, e suas referências aparecem tanto na ficção ; caso do filme A dama de vermelho, dirigido e estrelado por Gene Wilder em 1994 ; quanto na vida real, com as casas da luz vermelha. Na natureza, fêmeas de várias espécies, por exemplo entre babuínos e chimpanzés, se valem de ornamentações com essa coloração para atrair parceiros. Elas exibem a cor na face, no peito e na genitália quando entram no cio. Um estudo publicado esta semana na revista Personality and Social Psychology Bulletin demonstra que o tom rubro costuma mesmo ser associado pelas pessoas ao desejo ou à disponibilidade sexual.

Alguns estudos anteriores sugeriram que homens tendem a se sentir mais atraídos por mulheres com roupas vermelhas. Na pesquisa mais recente, conduzida por Adam Pazda, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, o foco foi a reação das mulheres diante de outra usando esse tom. O pesquisador realizou uma sequência de três experimentos (veja infografia ao lado) nos quais pedia para que voluntárias emitissem opiniões sobre algumas mulheres mostradas em uma foto. Em algumas imagens, as retratadas estavam de branco, em outras de vermelho. Ao observar as imagens, as participantes diziam se concordavam muito ou pouco com afirmações como ;Essa pessoa está interessada em sexo; ou ;Eu apresentaria essa pessoa ao meu companheiro;.



De maneira geral, as voluntárias consideraram as mulheres de vermelho mais receptivas sexualmente do que as de branco. Elas também foram menos abertas à ideia de que seus parceiros conhecessem as vestidas com a ;cor quente;. Os resultados indicaram ainda que essa percepção era parecida entre as solteiras (que representavam 31% do grupo) e aquelas em um relacionamento estável (69%).

Os experimentos também mostraram que o vermelho despertava um sentimento de rivalidade. O critério para chegar a essa conclusão é a ligação da tonalidade à infidelidade. Esse aspecto foi considerado importante pela seguinte razão: homens que tendem a buscar relacionamentos casuais preferem parceiras fisicamente atraentes e sexualmente disponíveis. Isso, sugere o estudo, leva as mulheres a adotarem estratégias de autopromoção alterando sua aparência física para se adequar às preferências masculinas. E assim surge a competição.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação