Ciência e Saúde

Centro de pesquisa torna nanotubos de carbono mais acessíveis à indústria

Entidade recebeu R$ 36 milhões de patrocínio para estudar produto capaz de fortalecer materiais como cimento

Pedro Cerqueira/Estado de Minas
postado em 21/07/2014 06:55
Belo Horizonte ; Transformar o conhecimento desenvolvido na universidade em aplicações úteis à indústria. É com esse intuito que nasce o Centro de Tecnologia em Nanotubos de Carbono (CTNanotubos), projeto de R$ 36 milhões patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), pela Petrobras e pela InterCement. ;A ideia nasceu ao enxergarmos que existia uma demanda no mercado para aplicar a tecnologia dos nanotubos desenvolvida dentro da universidade;, explica Marcos Pimenta, professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador da iniciativa.

Por enquanto, o centro funciona em um espaço provisório cedido pela universidade e pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), mas em breve migrará para o espaço definitivo, um edifício de quatro andares na capital mineira. O desafio da empreitada é levar a promissora tecnologia para uma escala maior e transmiti-la à indústria. ;Da escala de laboratório para a escala industrial;, resume Bruno França Pádua Coelho, diretor executivo do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), que presta consultoria para o CTNanotubos.

Segundo Pimenta, trata-se de um trabalho que visa a otimizar processos para viabilizar determinada ideia, já que, na universidade, a principal preocupação, na maioria dos casos, é a demonstração de que ela funciona, não havendo tanta preocupação com a aplicação real. O resultado esperado é uma melhor eficiência do produto, com maior foco no resultado.




A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação