Ciência e Saúde

Pesquisadoras conseguiram, em 60 dias, mudar alimentação de 48 mulheres

12 meses foram exclusivos para a produção e a validação das fotos que poderiam causar o efeito esperado

Carolina Braga, Estado de Minas
postado em 29/07/2014 07:20
Belo Horizonte ; A máxima uma imagem vale mais que mil palavras pode até ser muito batida, mas experimente transformar em imagens tudo aquilo que você come no dia a dia para mensurar a quantidade de açúcar que ingere sem saber. Pode se assustar. Foi justamente com o objetivo de surpreender a população e alertá-la para a importância da atenção no que vai ao prato que a nutricionista de Ribeirão Preto (SP) Flávia Gonçalves Micali elaborou um instrumento capaz até de qualificar o apetite usando imagens de impacto e técnica de memorização.

12 meses foram exclusivos para a produção e a validação das fotos que poderiam causar o efeito esperado

Foram 60 dias de experimento feito com um grupo de mulheres, que conseguiram mudar os hábitos alimentares depois do experimento. ;A ideia era tentar construir um instrumento para a orientação alimentar e nutricional. Produzimos imagens que trouxessem informações sobre aspectos positivos e negativos, mas que também impactassem e facilitassem a memorização para quando a pessoa fosse se alimentar;, explica Micali, que desenvolveu a pesquisa como parte da dissertação de mestrado do curso de nutrição da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Ao longo dos quatro anos que se dedicou ao estudo, 12 meses foram exclusivos para a produção e a validação das fotos que poderiam causar o efeito esperado, Micali criou composições de impacto, como montanhas de banha ou sacos e mais sacos de açúcar empilhados, que foram exibidas às participantes. Ela trabalhou com quatro temas: Vida doce, cuidando do açúcar; Comer bem fazendo as melhores escolhas; Comida gostosa com pouca gordura e Cuido de mim com comida saudável. Para cada um, produziu fotos específicas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação