Ciência e Saúde

Após ser atropelado, tucano recebe implante de bico em Campo Grande

Veterinários colocaram o bico de um tucano empalhado no animal acidentado

postado em 07/08/2014 15:50
O bico do tucano foi quebrado no acidente
Um tucano teve que passar por uma cirurgia de substituição de bico depois que foi atropelado por uma moto em uma avenida de Campo Grande (MS). O animal ainda teve fratura em uma das asas.

O veterinário André Igor Teixeira, da Universidade Católica Dom Bosco, relatou que a ave foi encontrada em uma avenida perto da instituição de ensino. "Um senhor que estava a caminho de um velório viu o tucano se debatendo no chão e levou ao hospital veterinário", contou.



No hospital, o animal recebeu os primeiros socorros e foi submetido a exames, quando os veterinários constataram as fraturas. Na cirurgia, o bico de outro tucano que havia sido empalhado foi implantado com resina no animal acidentado. Na asa, foi colocado um pino, que será retirado quando o osso se reconstituir, em até dois meses.

O bico de um tucano empalhado foi implantado na ave
A ave está em reabilitação a base de frutas e água de coco. De acordo com Teixeira, a animal ainda passará por uma reintegração ambiental, mas somente em um ano poderá voltar à natureza.

Segundo Teixeira, essa foi a primeira cirurgia de implantação de bico de tucano no Mato Grosso do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro já realizaram o procedimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação