postado em 07/08/2014 15:50
Um tucano teve que passar por uma cirurgia de substituição de bico depois que foi atropelado por uma moto em uma avenida de Campo Grande (MS). O animal ainda teve fratura em uma das asas.
O veterinário André Igor Teixeira, da Universidade Católica Dom Bosco, relatou que a ave foi encontrada em uma avenida perto da instituição de ensino. "Um senhor que estava a caminho de um velório viu o tucano se debatendo no chão e levou ao hospital veterinário", contou.
No hospital, o animal recebeu os primeiros socorros e foi submetido a exames, quando os veterinários constataram as fraturas. Na cirurgia, o bico de outro tucano que havia sido empalhado foi implantado com resina no animal acidentado. Na asa, foi colocado um pino, que será retirado quando o osso se reconstituir, em até dois meses.
A ave está em reabilitação a base de frutas e água de coco. De acordo com Teixeira, a animal ainda passará por uma reintegração ambiental, mas somente em um ano poderá voltar à natureza.
Segundo Teixeira, essa foi a primeira cirurgia de implantação de bico de tucano no Mato Grosso do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro já realizaram o procedimento.