Mesmo considerando mínima a possibilidade de o vírus do ebola chegar ao Brasil, o Ministério da Saúde confirma que estabelece um diálogo com o laboratório responsável pelo medicamento experimental ZMapp. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a aquisição do medicamento seria um medida preventiva e só ocorrerá após uma confirmação do laboratório acerca da segurança e efetividade da droga.
A Mapp Biopharmaceutical, porém, diz não ter a substância disponível de imediato. Ontem, a empresa publicou em seu site que os estoques do remédio experimental estão esgotados, ;após o atendimento de algumas demandas;. Ainda de acordo com o texto divulgado, ela está cooperando com outros parceiros para ampliar a produção.
Sobre a possibilidade de o vírus letal chegar ao Brasil, a coordenadora do Comitê de Saúde do Viajante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sylvia Hinrichsen, reforça que a situação depende das medidas de barreiras adotadas por todos os países. ;Todos deverão proceder segundo as recomendações de prevenção de surtos e ou riscos de adoecimentos.;
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.