Ciência e Saúde

Cientistas descobrem múmias em sociedades egípicias anteriores aos faraós

A novidade desbanca teoria que vigorou por anos - acreditava-se que a prática egípcia de mumificação tinha começado por volta de 2.200 a.C

Isabela de Oliveira
postado em 13/08/2014 16:29
A novidade desbanca teoria que vigorou por anos - acreditava-se que a prática egípcia de mumificação tinha começado por volta de 2.200 a.C
Os egípcios antigos acreditavam que a morte não era o final de tudo. A maior civilização do vale do Nilo confiava que a passagem para a outra vida dependia da mumificação, um caprichoso ritual funerário cujas técnicas mantinham o corpo preservado para a chegada ao outro lado. Acredita-se que a complexidade dos procedimentos de embalsamamento atingiu o ápice entre 2 e 1,6 mil anos a.C. Agora, uma equipe internacional de arqueólogos sugere que o método surgiu muito antes do que se imaginava, ainda na pré-história.

Além de propor uma nova data para a origem da mumificação, os resultados indicam que a complexidade da sociedade egípcia se desenhou 1,5 mil anos antes do que se acreditava. A notícia, dizem especialistas, tem potencial de rescrever de forma drástica um capítulo da formação dessa cultura. As teorias mais aceitas hoje sugerem que as mumificações pré-históricas ; datadas do fim do neolítico e dos períodos pré-dinásticos, entre 4,5 e 3,1 mil a.C ; , não eram resultado de técnicas complexas de evisceração e embalsamento, como as desenvolvidas no Antigo Império, em 2,2 mil a. C.

Ao contrário, a corrente de pensamento atual sustenta que os corpos da cultura badariana, como é chamada esta etapa da pré-história egípcia, eram ressecados naturalmente pela areia seca e quente do deserto, onde eram enterrados em covas rasas ovais. Entretanto, os resultados alcançados pelos pesquisadores das Universidades de York e Macquarie, no Reino Unido e Austrália, respectivamente, trazem novas informações que desconstroem essa crença.

Após uma série de análises químicas em fragmentos de tecido badariano, datados de 4,3 mil a.C, o autor sênior do estudo, Stephen A. Buckley, encontrou vestígios de que os panos foram tratados com uma receita de embalsamamento completa: resina de pinheiros que não eram nativos do local, gordura animal, uma pequena presença de moluscos de água salgada, ácidos aromáticos, cera e açúcar. Uma novidade descrita pela primeira vez no estudo publicado na edição mais recente da revista Plos One.

Estudos anteriores já haviam encontrado indícios de resina cobrindo corpos sepultados entre 3,5 e 3,4 mil a.C na região de Hieracômpolis. ;O problema é que as investigações foram baseadas apenas no aspecto visual, e essa não é uma forma muito confiável de identificar um material orgânico amorfo como a resina. Talvez nem fosse resina de verdade. Mas, se realmente era, não era semelhante à empregada nas mumificações egípcias que estamos familiarizados, como as de Tutancâmon e seus parentes; , argumenta Buckley, que é especialista em arqueologia química.

O diferencial do estudo de Buckley é que, além da certeza científica de que os tecidos badarianos foram empapuçados em resina, foram encontrados outros ingredientes em proporções relativas. Os produtos e suas quantidades são, essencialmente, os mesmos que os sacerdotes egípcios empregaram quando a arte de embalsamar estava no auge, cerca de 3 mil anos depois. ;Portanto, nossa pesquisa é relevante porque propõe com evidências científicas que a base de receita da mumificação encontrada por nós foi usada milhares de anos depois, na mumificação ;clássica;;, confirma o autor.

Ele pondera, apesar disso, que os mecanismos de embalsamamento encontrados ainda não foram completamente desvendados. ;Apesar das numerosas sugestões, ainda temos muito a aprender;, reconhece Buckley. Ronaldo Gurgel Pereira, pós-doutor em egiptologia pela Universidade Nova de Lisboa, diz que os achados demonstram uma transição abrupta da fase badariana para a seguinte, chamada de naqada (4 e 3,5 mil a.C.). É nesta estapa, que é dividida em três subgrupos, que surge a escrita, a unificação dos reinos e a primeira dinastia.

No segundo subgrupo, por volta de 3 mil a.C., o sepultamento distinto para as elites já era uma realidade. Nessa época, as personalidades tinham o corpo envolto em ataduras de linho, todas embebidas em bálsamos e resinas especiais. A pesquisa de Buclkley demonstra, portanto, que processos semelhantes já eram praticados 1,3 mil anos antes, entre os badarianos. Os métodos, entretanto, não eram exatamente os mesmos, diz Pereira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação