Ciência e Saúde

Morre tartaruga gigante de 100 anos nas Ilhas Galápagos

Pepe, como foi batizado a animal, pesava 163kg e morreu de falência múltipla de órgãos

postado em 22/08/2014 23:29

Pepe, como foi batizado a animal, pesava 163kg e morreu de falência múltipla de órgãos

Uma tartaruga gigante de aproximadamente 100 anos que vivia nas Ilhas Galápagos morreu nesta sexta-feira (22/08). O animal, batizado pelos funcionários do Parque Nacional de Galápagos de ;Pepe, o missionário;, pesava 163 kg e faleceu devido à falência múltipla de órgãos.

A tartaruga, da espécie Chelonoidis becki, foi encontrada por pescadores em 1940 e oferecida como presente a uma família da região de San Cristóbal. Porém, com a criação do Parque Nacional de Galápagos, em 1959, ficou proibido a criação de animais dessa espécie em lares. Em 1967, Pepe foi entregue, com a permissão de autoridades do parque, a religiosos de uma missão franciscana, onde permaneceu até 2012. Nesse ano, Pepe foi encaminhado a um centro de cuidados do Parque Nacional de Galápagos.

As Ilhas Galápagos, declaradas em 1978 como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, é habit natural das últimas tartarugas gigantes do planeta. Espécies podem chegar a pesar 400 kg e a medir 1,8m de comprimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação