Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Estresse pode causar derrames e transtornos compulsivos, diz psicanalista

A perigosa tensão é uma reação natural às adversidades. Quando fica descontrolável, porém, causa enfermidades mais sérias



;O estresse remonta aos primórdios da história do homem, necessário à sobrevivência diante dos perigos. É um mecanismo normal e benéfico, autorregulado pelo organismo, que deveria cessar quando a situação de risco é afastada;, explica. Carvalhais conta que situações de desafio, mesmo desejadas, estimulantes e de conotação agradável também provocam essa reação, que prepara as pessoas para lidar com elas, seja um emprego novo, uma promoção ou novos relacionamentos.

Segundo a psiquiatra, substâncias liberadas no organismo medeiam a expressão corporal e emocional dessa condição. As duas mais importantes são a adrenalina e o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. ;Fisiologicamente, as situações estressantes provocam aumento geral da ativação do organismo, com aceleração do metabolismo, da frequência respiratória, da pressão arterial, além de contração muscular;, detalha.

A matéria completa está disponível para assinantes. Para assinar, clique