Ciência e Saúde

Antropólogos americanos descobrem benefícios em trabalhar mais

Pesquisadores analisaram uma tribo indígena do Peru. Segundo eles, o esforço pode gerar melhor reputação, o que garante uma série de ganhos indiretos

Vilhena Soares
postado em 03/09/2014 08:43
Mulher quechua carrega criança: trabalho em grupo é essencial para a sobrevivência da comunidade indígena peruana
Na vida em comunidade, é muito difícil que o trabalho seja dividido de tal forma que todos tenham de realizar o mesmo esforço sempre. Invariavelmente, uns trabalham mais que outros, e, nem sempre, aqueles com uma carga maior tomam alguma atitude para mudar essa situação. Por que os ;explorados; agem assim? Um estudo conduzido por antropólogos dos Estados Unidos sugere que essa situação fornece melhor reputação para esses indivíduos, que acabam tendo uma série de benefícios indiretos. Ou seja, suportar uma carga maior pode ser vantajoso.

Para chegar a essa conclusão, publicada recentemente na revista Pnas, os pesquisadores analisaram um grupo de 24 famílias da etnia Quechua, grupo indígena que vive no altiplano do Peru. Essa pequena população foi escolhida por ter uma organização que facilitaria aos autores observar como ocorria a divisão tanto das tarefas quanto dos produtos desse trabalho, compreendendo assim o sistema colaborativo existente ali. Ficou claro que os moradores dependiam muito de ações em grupo, já que algumas famílias viviam em lugares com melhor acesso a água e comida, enquanto outras precisavam recorrer aos vizinhos. Além disso, muitas tarefas necessitavam do engajamento de todos para serem terminadas.

Os especialistas se surpreenderam com o fato de que aqueles que contribuíam menos acabavam recebendo o mesmo montante de recursos. ;Havia esse pequeno grupo de pessoas que se esforçava muito mais que outras para manter os recursos de sobrevivência da comunidade. Elas estavam sempre presentes nas tarefas e também se empenhavam mais;, conta Henry Lyle, da Universidade de Washington e coautor do trabalho com Eric Smith. Isso levou a dupla a imaginar que poderia haver algum benefício não muito evidente em trabalhar mais que os outros.



Os dois antropólogos perceberam, então, que os mais dedicados eram tidos pelo resto da comunidade como ;trabalhadores; e ;confiáveis;. A reputação deles também incluía adjetivos como ;generosos;, influentes; e ;respeitáveis;. Essa imagem positiva trazia alguns benefícios, notaram os autores, como uma rede de suporte social que acabava garantindo, entre outras consequências, melhores condições de saúde para toda a família.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação