Ciência e Saúde

Pesquisadores criam exame que estipula tempo de recuperação de cirurgia

O exame de sangue determina, por meio da atividade de células de defesa, quando um paciente estará totalmente livre dos efeitos de uma intervenção cirúrgica

Bruna Sensêve
postado em 25/09/2014 06:01
Após um procedimento cirúrgico, o paciente costuma se questionar em quanto tempo vai se recuperar e quando poderá voltar ao trabalho ou a outras atividades de rotina. A dúvida também acomete médicos e cientistas. Ainda não é entendido por que algumas pessoas se recuperam em uma semana e outras lutam por meses com a fadiga, a dor, a incapacidade funcional e outras complicações. Um artigo publicado hoje na revista Science Translational Medicine indica que apenas um teste de sangue poderá trazer a valiosa resposta.

Clique para ampliar

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, usaram um exame já conhecido, a citometria de massa, para caracterizar danos imunológicos pós-cirúrgicos em um nível meticuloso: uma única célula. Eles encontraram um tipo de assinatura imunológica cirúrgica que se correlaciona com a recuperação clínica de pacientes. As pistas para formar essa assinatura vieram de amostras sanguíneas de 32 pessoas submetidas a uma cirurgia de substituição do quadril.




[SAIBAMAIS]O mapeamento detalhado mostrou que respostas na forma de sinalização celular ; e não na frequência de células ; foram relacionadas à recuperação. Essas reações de sinalização correlacionadas ao pós-operatório ocorreram sobretudo em monócitos CD14 %2b, um tipo de célula de defesa. O resultado sugere que essas estruturas podem desempenhar papel predominante na recuperação cirúrgica.

Dessa forma, quando a atividade nesse grupo é elevada nas primeiras 24 horas após a cirurgia, os pacientes têm uma recuperação pior. Se a atividade celular é baixa, as pessoas respondem melhor. ;A consistência dessa assinatura sugere uma resposta imune bem regulamentada ao trauma cirúrgico que, se validada, pode formar a base de uma diretriz de diagnóstico para o cuidado pós-cirúrgico personalizado;, afirma o principal autor da pesquisa, Brice Gaudilli;re.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação