Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Constelação de Escorpião poderá ser vista com clareza nesta noite

O fenômeno poderá ser identificado a olho nu. Segundo astrônomos, Escorpião vai se pôr a Oeste, com a cauda para cima e as garras para baixo, como um ponto de interrogação invertido

Um fenômeno astronômico, que acontece a cada dois anos, poderá ser visualizado nesta segunda-feira (29/9 ) à noite. Logo ao escurecer, haverá a conjunção entre o planeta Marte, a Lua e a estrela Antares, da constelação Escorpião. Isso permitirá que o grupo de estrelas seja facilmente identificado a olho nu. Escorpião é uma das 12 constelações zodiacais clássicas da antiguidade.



O astrônomo explica ainda que a ;andança; da Lua pelas constelações zodiacais ocorre devido à translação em torno da Terra, combinada com a própria translação da Terra em torno do Sol. ;Com esse movimento, ela passa por estrelas brilhantes pertencentes a essas constelações, como a Espiga (da Virgem), Aldebarã (de Touro) e, em nosso evento de hoje, de Antares (a mais brilhante do Escorpião). Então, a Lua é referência para conhecermos outros astros porque é facilmente observável a olho nu e passa uma vez por mês nas ;proximidades; de estrelas do zodíaco e dos planetas também, pois esses caminham da mesma forma pelo Zodíaco;, disse Barroso.