Ciência e Saúde

MCTI anuncia recursos para projetos de divulgação da ciência em 2015

Sobre o evento encerrado hoje em Brasília, Oswaldo Duarte destacou que esta foi a semana cuja área foi a maior já montada na capital

postado em 19/10/2014 17:27
O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Oswaldo Duarte, anunciou, neste domingo (19/10), no encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o lançamento de um edital para projetos de incentivo à divulgação da ciência, no próximo ano. ;Pela primeira vez, temos parceria com uma empresa privada, o Instituto TIM, para fazer um edital da divulgação da ciência.

Segundo Duarte, foi o Instituto TIM, que construiu esse edital, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O edital, com valor de R$ 2,5 milhões, é voltado para a divulgação de projetos sobre o tema "luz;. No próximo ano, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá como tema Luz, ciência e vida.

De acordo com o diretor do Departamento de Popularização e Divulgação de Ciência e Tecnologia do ministério, Douglas Falcão, o objetivo desse edital é incentivar atividades para crianças na faixa de 4 a 10 anos. ;Temos visto que boa parte das ações, hoje, é dirigida para crianças a partir dos 10 anos, embora saibamos que o contato com a ciência e a tecnologia deve ser o mais precoce possível.; A expectativa de Falcão é que o edital seja lançado ainda neste ano. Ele lembrou que já foram divulgados editais que tinham o objetivo de apoiar feiras e olimpíadas do conhecimento em todo o país.

Leia mais notícias em Ciência e Saúde

Sobre o evento encerrado hoje em Brasília, Oswaldo Duarte destacou que esta foi a semana cuja área foi a maior já montada na capital: cerca de 33 mil metros quadrado por onde circularam aproximadamente 15 mil pessoas por dia. ;Uma frequência forte de estudantes de escolas públicas, privadas e, particularmente no final de semana, de famílias;. Só em Brasília, foram realizadas 1.344 atividades.

O secretário destacou também a grande participação de outros ministérios na iniciativa. ;Nós nunca tivemos tantos ministérios envolvidos nessa mostra. No ano passado, quando a temática envolvia esporte e saúde, tivemos os ministério do Esporte e da Saúde [participando]. Neste ano, foram sete ministérios, além do da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o governo do Distrito Federal."

O balanço nacional da semana ainda não foi fechado, já que em algumas localidades, as atividades serão realizadas apenas depois do segundo turno das eleições, previsto para o próximo domingo (26). Para Douglas Falcão, entretanto, os resultados já podem ser considerados positivos. ;Hoje temos, oficialmente cadastradas, 35 mil atividades em 537 cidades, com a participação de 560 instituições. Já começamos quebrando o recorde de atividades do ano passado;, afirmou.

Em entrevista coletiva no encerramento da semana, Falcão destacou o envolvimento das instituições participantes com os projetos sobre o tema deste ano, Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. ;Não há dúvida de que, hoje, ciência e tecnologia é uma moeda muito cara e importante para o desenvolvimento. Um país como o Brasil precisa desenvolver tecnologia de ponta, mas precisa também fazer com que os frutos da ciência e da tecnologia melhorem a qualidade de vida dos brasileiros. Este foi o desafio da semana nacional, e foi alcançado pelas instituições;. Para ele, outro legado da semana foi o fortalecimento da rede de instituições que trabalham para divulgar a ciência.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada em 2004, com o objetivo de popularizar a ciência e mostrar sua importância no desenvolvimento do país. O evento é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com outros órgãos e empresas. Uma das atrações foi robô de telepresença R1T1, que chamou a atenção no Pavilhão de Exposição em Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação