Nobel de Química cria microscópio que faz filmes tridimensionais

O sistema do equipamento utiliza feixes mais finos para a visualização dos micro-organismos

Vilhena Soares
postado em 24/10/2014 09:00
Vencedor do Nobel de Química deste ano, Eric Betzig criou o equipamento
Descobrir detalhes do mecanismo de funcionamento e da composição de organismos vivos é uma busca constante de cientistas, que se valem de tecnologias cada dia mais avançadas para desvendar esses mistérios. Uma das alternativas criadas com esse intuito é um microscópio de resolução avançada desenvolvido por pesquisadores do Instituto Médico Howard Hughes Janelia Research Campus, nos Estados Unidos. O equipamento capta imagens tridimensionais de moléculas, células e embriões, expondo pequenas características antes não enxergadas. Detalhada na edição de hoje da revista Science, a ferramenta promete revolucionar as pesquisas científicas em laboratório.

O novo microscópio tem como base métodos já utilizados na microscopia de luz ; tecnologia que utiliza a luz como fonte de iluminação para a observação de materiais ;, mas foi adaptado para conquistar resultados mais satisfatórios quanto à resolução das imagens captadas. O sistema utiliza feixes mais finos para a visualização dos micro-organismos. A técnica avançada permite que os feixes captem imagens bidimensionais, que são convertidas posteriormente em filmes tridimensionais.

;Um feixe de luz ilumina um único plano de espécime vivo. Ao tirar uma foto 2D dele em planos sucessivos, uma imagem 3D é obtida. Repetindo esse processo mais e mais vezes, cria-se um filme dinâmico em 3D;, detalha ao Correio Eric Betzig, um dos autores do trabalho.