Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Estudo do MIT mostra que missão à Marte pode não passar de 68 dias

O projeto Mars One, criado por um empresário holandês tem como objetivo colonizar o planeta vermelho a partir de 2025 e documentar toda a experiência em um reality show.



Apesar dos problemas encontrados por Sydney Do, o time que se prepara para o lançamento daqui mais de dez anos continua confiante. ;É claro que manter seres humanos vivos em Mar é extremamente difícil. Você precisa entender que existem muitas coisas incertas e desconhecidas e aqueles que são apaixonados e inspirados vão entender e fazer isso da mesma maneira;, afirmou o canadense Tyler Reyno à CBC News.

O recrutamento de pessoas começou ano passado e recebeu mais de 200 mil candidaturas - das quais mais de 10 mil vieram de brasileiros. Em geral, o que move os voluntários à astronauta é o desejo de entrar para a História como colonizadores de um novo planeta.

O treinamento dos primeiros escolhidos terá início ano que vem, quando eles irão ter contato com ensinamentos de várias disciplinas, que oferecerão desde conhecimentos técnicos para resolver problemas na aeronave a instrução sobre procedimentos médicos, fisioterapêuticos e até psicológicos, que podem ser necessários para a tripulação.

O Mars One, que tem orçamento de seis bilhões de dólares, foi lançado em maio de 2012 pelo empresário holandês Bars Landorp e conta o apoio de empresas privadas do setor aeroespacial.