Ciência e Saúde

Lagartas imitam sons de formigas trabalhadoras para sobreviver

Para o estudo italiano, o grupo de pesquisadores partiu do conhecimento já consolidado de que as formigas usam sons para se comunicar

Vilhena Soares
postado em 04/11/2014 09:31
A larva do gênero Maculinea abrigada no interior de um formigueiro: capacidade de mimetizar sons de operárias e rainhas
A imitação é a principal estratégia de sobrevivência de duas espécies de lagarta, mostra estudo apresentado durante a 168; Assembleia da Sociedade Acústica da América, realizada nesta semana nos Estados Unidos. Cientistas italianos apresentaram no encontro uma pesquisa minuciosa sobre os sons emitidos por larvas de borboletas do gênero Maculinea, mostrando que elas são capazes de reproduzir fielmente ruídos característicos das formigas. Essa habilidade permite que elas se infiltrem nos formigueiros, onde acham não só proteção contra predadores como também comida.

O grupo de pesquisadores partiu do conhecimento já consolidado de que as formigas usam sons para se comunicar e de um estudo anterior que havia comprovado a capacidade dessas lagartas de emitirem ruídos. ;Nós decidimos avaliar o papel desses sons e, eventualmente, verificar a capacidade delas de interferirem na comunicação acústica de suas ;companheiras; formigas;, conta ao Correio Francesca Barbero, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade de Turim. ;Sinais acústicos transmitem informações bastante complexas, não só entre as formigas operárias, quando elas estão fora da colônia, mas também dentro do ninho e entre as castas (diferentes classes das formigas). Nosso objetivo foi compreender se alguns parasitas, como as larvas da borboleta, poderiam interferir no sistema de comunicação e na organização do formigueiro;, completa.



Para responder à pergunta, Barbero e colegas usaram um microfone especial para gravar os ruídos emitidos pelos bichos e também para reproduzir sons das lagartas dentro de formigueiros. Ao comparar os sinais acústicos e analisar as respostas de formigas do gênero Myrmica, eles descobriram que as lagartas eram capazes de imitar tanto as rainhas quanto as operárias.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação