Ciência e Saúde

Material sugestivo de vida em Marte pode ser resultado de processo químico

Componentes podem ter sido trazidos do espaço por objetos caídos no planeta

Roberta Machado
postado em 15/11/2014 08:07
Uma nova pesquisa indica que Marte pode estar sendo influenciado por material orgânico trazido por meteoritos que caíram no planeta. Segundo estudo alemão, publicado na revista Scientific Reports, é possível que alguns dos sinais de vida encontrados nas últimas quatro décadas de missões marcianas sejam resultado da reação dos corpos celestes com o solo do Planeta Vermelho. A teoria foi testada com meteoritos aqui na Terra, com resultados similares aos encontrados pelas sondas espaciais. A pesquisa pode mudar a forma como os cientistas interpretam dados colhidos nas futuras viagens de exploração a Marte.

O estudo analisa a provável origem do composto clorometano, encontrado pela primeira vez em Marte em 1976, na histórica missão Viking I. Os resultados encontrados pelo equipamento são considerados até hoje inconclusivos por cientistas, que debatem sobre que tipo de provas atestam a presença de vida microbiana em outros planetas.

Mas o clorometano foi encontrado novamente pelo Laboratório Científico de Marte (MSL), enviado a Marte em 2011 a bordo do robô Curiosity. O equipamento obteve o componente depois de aquecer o solo marciano de uma área do planeta conhecida como Rocknest. O que os pesquisadores da Universidade de Heidelberg acreditam é que a substância poderia ser resultado da queima de matéria orgânica colhida na areia vermelha. Esse material, para os cientistas, seria um tipo de contaminante, isso é, algo trazido do espaço por objetos caídos no planeta.

;O material orgânico de meteoritos é certamente formado por processos químicos, e não de vida;, ressalta o pesquisador Frank Keppler, da Universidade de Heidelberg, principal autor do estudo. Ele testou a validade do processo com um meteoro encontrado na Austrália em 1969. O material extraterrestre foi misturado com um pouco de terra colhida no Havaí ; o solo mais parecido com o marciano que existe aqui no planeta ; e submetido ao processo de pirólise, o mesmo ;cozimento; feito nas análises das sondas enviadas a Marte. O resultado foram grandes quantidades de clorometano, como o encontrado nas missões Viking e Curiosity.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação