Ciência e Saúde

Entenda como um fungo e o ebola podem fazer o chocolate acabar

Demanda tem crescido demais, segundo duas gigantes do ramo

Luisa Ikemoto
postado em 19/11/2014 09:00
Produção está ameaçada por fatores externos na África

O mundo está comendo chocolate demais. É isso o que as gigantes do ramo, Mars, Inc. e Barry Callebaut anunciaram, segundo o jornal americano Washington Post. E o pior é: o doce vai ficar em falta.

A conta é simples. As pessoas estão consumindo mais chocolate do que é produzido. E a estimativa é que o déficit aumente. Em 2020, deve ser 14 vezes o de 2013. Em 2030, a defasagem deve ser de 2 milhões de toneladas métricas.



Um dos fatores que influencia a baixa na produção é um novo fungo que surgiu na África Ocidental, onde 70% do cacau mundial é produzido. O surto do vírus ebola também afetou a região.

Ao mesmo tempo, a demanda aumentou, principalmente devido ao crescente consumo na China, embora a maior procura ainda seja no mercado europeu. A popularização de chocolates amargos, com maior teor de cacau, também está pressionando a produção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação