Ciência e Saúde

Ministra quer acelerar recuperação de áreas abandonadas na Amazônia

Últimos dados referentes a 2010 apontavam que 22% da área desmatada até 2009 (165,2 mil km²) consistiam de áreas abandonadas, e que estavam em processo de regeneração

postado em 19/11/2014 18:39
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse quarta-feira (19/11) que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai divulgar neste ano os dados do projeto TerraClass até 2012. Desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o projeto mapeia o uso das áreas desmatadas na Amazônia.

Os últimos dados referentes a 2010 apontavam que 22% da área desmatada até 2009 (165,2 mil km;) consistiam de áreas abandonadas, e que estavam em processo de regeneração. As áreas de pastagens eram o maior percentual, ocupando 66% do total desmatado (460 mil km;). E a agricultura anual ocupava 5,4% do total de desmatamento (40 mil km;).



[SAIBAMAIS]Para a ministra, é preciso acelerar o processo de recuperação das áreas abandonadas. Ela participou da 116; Reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A ministra disse que está aguardando os dados do Inpe do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), que avalia anualmente o desmate por corte raso na Amazônia Legal, com base em imagens de satélites.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação