Ciência e Saúde

Com desmatamento, emissões de carbono voltam a crescer no Brasil

Em 2013, o lançamento de gases que provocam o efeito estufa aumentou 7,8%. Desde 2008, o país chamava a atenção do mundo pelo fenômeno contrário. O avanço do desmatamento puxou a inversão

Paloma Oliveto
postado em 20/11/2014 06:04
A destruição da Floresta Amazônica subiu 29% de agosto de 2012 a julho de 2013: efeito direto no aquecimento global

Às vésperas da 20; Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP-20), que tem início em 1; de dezembro no Peru, um relatório elaborado por cientistas mostra que o Brasil aumentou as emissões de gases de efeito estufa. É a primeira vez que isso acontece desde 2008 e, para piorar o cenário, quem puxou esse crescimento foi o desmatamento, que voltou a subir ; de agosto de 2012 a julho de 2013, o governo registrou uma alta de 29% na destruição da Floresta Amazônica. Comparado a 2012, a participação do país para o aquecimento global cresceu 7,8%.

;Em todas as COPs, a grande notícia do Brasil sempre foi a redução do desmatamento. Eu presenciei muitas vezes o país sendo aplaudido quando, em plenária, era anunciada mais uma queda. Agora, a gente reverte essa tendência;, lamenta Carlos Rittl, secretário executivo do Observatório do Clima, que divulgou ontem os resultados do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa Edição 2014 (SEEG 2014).

O observatório é uma rede de organizações não governamentais, e o relatório foi elaborado por cientistas do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), do Iclei (rede de líderes mundiais pela sustentabilidade) e do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).



A tendência, de acordo com o Imazon, responsável pela análise do setor de uso do solo, é piorar em 2015. Segundo um levantamento da ONG, o desmatamento na Amazônia brasileira aumentou 467% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado. A área destruída equivale a 24 mil campos de futebol. ;Embora os dados não sejam oficiais, o SAD (Sistema de Alerta do Desmatamento) põe em dúvida a eficácia das atuais políticas de prevenção e controle ao desmatamento às vésperas de um evento internacional que tem como desafio obter compromissos entre os países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;, destacou a Imazon, em uma nota à imprensa.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação