Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Instituto lança projeto de adoção de ninhos de arara-azul no Pantanal

Além de doação em dinheiro, os "padrinhos" têm que participar da criação das aves nativas da região, que estão ameaçadas de extinção



Segundo o instituto, antes mesmo de a campanha ser iniciada, 45 ninhos já foram adotados por artistas como Ziraldo, Carlos Saldanha, Chitãozinho e Xororó, Luan Santana, Michel Teló, Gabriel Sater, Almir Sater, entre outros. O valor arrecadado será utilizado para fortalecer os estudos de biologia básica, reprodução, comportamento, habitat, gerenciamento e educação ambiental para a conservação da arara-azul na natureza, que no fim da década de 1980 estava ameaçada de extinção e chegou a somar apenas 1.500 indivíduos. A bióloga responsável pelo Arara Azul, Neiva Guedes , destacou que a participação das pessoas é essencial. ;Já colhemos muitos resultados positivos, mas ainda há muito a ser feito e para isso, precisamos do engajamento da sociedade;, destacou.

; Os interessados podem buscar informações diretamente com o Instituto Arara Azul, pelo telefone (67) 3222-1205 ou pelo e-mail elizamense@gmail.com.

[SAIBAMAIS]Consciência Ambiental

O Projeto Arara Azul foi criado com o objetivo de preservar as araras-azuis, aves nativas da região ameaçadas de extinção. No total, são monitoradas aproximadamente três mil aves, que vivem em 599 ninhos cadastrados por 57 fazendas da região. O projeto conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil.