Ciência e Saúde

África do Sul registra novo recorde de caça furtiva de rinocerontes

caçadores furtivos mataram 1.020 rinocerontes na África do Sul ao longo do ano, atingindo um novo recorde

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 14:54
Joanesburgo - Os caçadores furtivos mataram 1.020 rinocerontes na África do Sul ao longo do ano, um novo recorde, afirmou nesta quinta-feira (20/11) o Ministério do Meio Ambiente sul-africano.

Em todo 2013 morreram 1.004 nas mesmas circunstâncias. A maioria desses mamíferos foi abatida no conhecido parque Kruger, na fronteira com Moçambique, onde foram achados 672 animais mortos.

"A atual matança de rinocerontes motivada por seus chifres faz parte do tráfico mundial de fauna selvagem de vários bilhões de dólares, e combater esta praga não é fácil", explicou o ministério.

A África do Sul afirma que emprega todos os meios, da repressão à sensibilização, e afirma que vai pedir o fim da proibição do comércio de chifres para tentar desestimular os traficantes.



Os chifres de rinocerontes são vendidos no mercado negro na Ásia, onde os adeptos da medicina tradicional e os novos ricos os consomem em coquetéis que teriam propriedades curativas.

O chifre de rinoceronte contém queratina, uma proteína encontrada nas unhas dos seres humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação