Ciência e Saúde

Robô Philae registrou som ambiente do momento em que tocou o cometa

Este foi o primeiro contato de um objeto de fabricação humana com um cometa

Agência France-Presse
postado em 20/11/2014 16:45

Paris - Dispositivos de captação de som fixados nas extremidades do robô Philae detectaram a vibração causada por seu primeiro contato com o cometa em que pousou - um ruído surdo que durou dois segundos -, de acordo com as agências espaciais alemã (DLR) e francesa (CNES).

"Como é o ruído quando se toca em um cometa? O Philae gravou seu primeiro contato", anunciou nesta quinta-feira (20/11) a CNES em seu Twitter, que divulgou a gravação.

[SAIBAMAIS]O primeiro contato de um objeto de fabricação humana com um cometa foi registrado pelo CASSE, concebido para medir a propagação do som na superfície do cometa. O CASSE é um dos três artefatos do SESAME, um dos dez instrumentos científicos utilizados pelo robozinho.



"O contato com a superfície foi breve, mas podemos avaliar os dados científicos", declarou Martin Knapmeyer, responsável pela monitoração do CASSE, citado em um comunicado da DLR.

[VIDEO1]


"O aparelho entrou em contato com uma massa mole com a espessura de vários centímetros. Depois, alguns milissegundos depois, os pés tocaram uma camada dura, talvez gelada", explicou Klaus Seidensticker, encarregado do SESAME.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação