Ciência e Saúde

Boletins meteorológicos em 2050 terão ondas de calor e inundações

Foram elaborados boletins meteorológicos para 2050 para países como Peru, França, Vietnã, Espanha, Canadá e Noruega

Agência France-Presse
postado em 04/12/2014 17:19
Lima - A data: 16 de agosto de 2050. Previsões meteorológicas para a França: 40; C em Paris e violentas tempestades no resto do país. Em 21 de dezembro de 2050, primeiro dia do verão austral no Peru: chuvas torrenciais no sul, estado de emergência e acesso proibido à emblemática Machu Picchu.

Após o anúncio, feito na quarta-feira (4/12), de que o ano de 2014 se encaminha para ser o mais quente desde 1880, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) convidou moças e rapazes do tempo de vários países a imaginar um "boletim meteorológico do ano 2050", durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas, celebrada em Lima (COP20).

Se as quantidades de gases de efeito estufa emitidos pelos seres humanos continuarem aumentando, as temperaturas médias nas camadas inferiores da atmosfera terrestre poderiam subi mais de 4;C no fim do século XXI, segundo a OMM.

Com o objetivo de ilustrar o impacto desta mudança na vida cotidiana, a OMM tentou imaginar o futuro que vários países poderiam enfrentar.

Assim, foram elaborados boletins meteorológicos para 2050 para países como Peru, França, Vietnã, Espanha, Canadá e Noruega, para coincidir com as negociações que se celebram durante duas semanas na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.



Os boletins descrevem cenários baseados nos elementos científicos mais recentes e esboçam uma ideia do que poderia ser a vida futura nestes países caso a temperatura global aumente.

Com estes boletins, disponíveis no Youtube (youtube.com/wmovideomaster), espera-se apoiar governos, empresas e a sociedade civil para tomar medidas para enfrentar as mudanças climáticas, explicou a OMM.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação