Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Cientistas dos EUA desvendam a exótica replicação dos vírus de RNA

Estudo pode ajudar no desenvolvimento de novas terapias



Alvo de drogas
O processo foi intitulado por Saffarian como modelo de transcrição exótico. ;O deslizamento proposto é um novo mecanismo fundamental e específico para os vírus de RNA NNS e pode ser um alvo para drogas antivirais no futuro;, acredita. Ele espera que, para chegar a esse estágio, cientistas farmacêuticos se interessem pela descoberta e prossigam com o trabalho, ainda que seja necessária uma dedicação de mais 10 anos, estima, para o desenvolvimento de medicamentos.

O autor sênior do artigo compara sua descoberta com a compreensão do funcionamento da protease para o HIV ; no caso, essencial na replicação do vírus e, consequentemente, alvo para medicações inibidoras de protease que compõem o coquetel terapêutico usado hoje contra a Aids. Nessa direção, Saffarian, quando o assunto são vírus de RNA, defende o maior investimento no desenvolvimento de antivirais do que de vacinas.

Essencialmente, os vírus de RNA mutam rapidamente para diferentes proteínas expostas na superfície viral, alvo dos anticorpos usados nas vacinas para atacar e bloquear a infecção. Com isso, os imunizantes são menos eficazes que o ideal. ;A única maneira de criar terapias antivirais estáveis contra vírus de RNA é alvo de várias regiões dentro da maquinaria de replicação;, acrescenta Saffarian.

Eficaz em macacos
Fruto de parceria entre o governo dos EUA e instituições de pesquisa, o ;coquetel; de anticorpos monoclonais conseguiu evitar a contaminação de macacos pelo vírus ebola. A equipe de pesquisadores utilizou células clonadas do sistema imunológico do animal, consideradas mais eficientes por serem sempre iguais entre si. Esses anticorpos foram administrados em macacos rhesus uma hora após a infecção pelo vírus. Todos os animais sobreviveram. Os anticorpos usados são desenvolvidos por meio de um sistema que utiliza as plantas do tabaco como base. Esse processo permite a redução de custos e aumenta a produção.