Ciência e Saúde

Pesquisadores descobrem gás do riso contra a depressão

Estudiosos dos EUA testaram a inalação de óxido nitroso em 20 pacientes. Duas horas depois, 85% relataram melhoras nos sintomas da doença. Especialistas ressaltam que a técnica precisa ser mais estudada

Vilhena Soares
postado em 13/12/2014 09:41
Uma famosa substância anestésica utilizada em consultórios odontológicos pode ser a nova esperança de tratamento para a depressão. O óxido nitroso, conhecido como gás do riso, foi testado como medicamento em pessoas que sofrem com o distúrbio psiquiátrico e, segundo cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, amenizou quase que imediatamente sintomas como tristeza e pensamentos suicidas em 85% deles.

Outro anestésico também tem sido estudado para o tratamento da depressão ; quetamina ; o que abriu as portas para os experimentos com o óxido nitroso. ;Presumimos que eles têm algum mecanismo de ação semelhante;, justifica ao Correio Peter Nagele, professor assistente de anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington e autor principal do novo experimento.



Para testar os efeitos do gás do riso, os cientistas selecionaram 20 pacientes com depressão e que não apresentavam melhoras ao serem submetidos a tratamentos tradicionais. Os voluntários foram submetidos a um teste com duas fases. Em uma, receberam mistura de gás composto por metade de oxigênio e metade de óxido nitroso. Em outra, um placebo. Nem os participantes nem os pesquisadores sabiam a ordem em que as composições foram inaladas.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação