Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Patrimônios mundiais da humanidade na Síria estão sendo danificados

Novas análises feitas pela Academia Americana de Ciências apontam a situação enquanto o país se afunda cada vez mais no conflito civil



Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e das Instituições Smithsonian também contribuíram para o estudo. ;Esse relatório nos ajuda a entender o quão extensos são os danos na herança cultural da Síria. Ele vai nos guiar para futuros esforços de preservação;, disse Brian Danels, diretor de pesquisa e programas do Museu Cultural da Universidade da Pensilvânia. As imagens por satélite e feitas in loco capturadas em 2014 mostram numerosos poços e fossas em três sítios onde cidades antigas erguiam-se no passado. Esses buracos não aparecem em imagens similares de 2011, quando o conflito civil começou. ;Interpretamos os poços como evidência de pilhagem devido às distintas crateras visíveis nas imagens por satélite;, disse Jonathan Drake, pesquisador sênior da AAAS.

Tradição

Os danos mais graves identificados no relatório foram em Dura-Europos, fundada no terceiro século antes de Cristo, que era o ponto de passagem principal das rotas de caravanas do Oriente Médio. Como por lá circulavam muitos povos, o sítio representa a mistura de tradições culturais, incluindo influências gregas, mesopotâmias, aramaicas, persas e romanas. Há diversos relatos de danos nas redes sociais e em jornais locais. Agora, o documento da AAAS mostra a extensão dessa atividade.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, cliqueaqui.