Bruno Freitas
postado em 17/01/2015 08:08

Eles necessitam de ;respirar; e estar com a articulação correta. Por isso, é essencial conhecê-los. Há três tipos de classificação de pé, e o melhor calçado para cada atividade. A partir dessa noção básica, já se começam a evitar os males. Alongamentos e exercícios físicos para quem vive andando, correndo, praticando esporte e calçados mais apertados, como sapatos, também são fundamentais para permitir os movimentos naturais e fisiológicos.
;O alongamento é o que prepara os nossos pés para o dia a dia. Permite que a musculatura atue sem sobrecarga, mantendo a elasticidade e a distribuição uniforme de peso;, explica Daniel Baumfeld, ortopedista e especialista em pés do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte. O fortalecimento é mais indicado para quem tem os pés planos (ou chatos), que ficam em completo contato com o piso. Isso porque a planta deles tende a enfraquecer e ficar rebaixada.
Baumfeld indica comprar calçados, de preferência, no fim do dia, momento em que os pés estão mais inchados. Não os testar nos tapetes almofadados, comuns nas lojas de calçados, também impede uma falsa impressão de conforto. Saltos altos, adorados pelas mulheres, exercem maior pressão na parte inferior dos dedos. ;O ideal tem no máximo 5cm, solado mais firme e palmilha confortável. Os dedos devem se movimentar livremente dentro do calçado. Sapatos como scarpin e com salto muito fino devem ser guardados para ocasiões especiais;, indica.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.