Jornal Correio Braziliense

Ciência e Saúde

Lagos subglaciais desaparecem na Groenlândia, indicam pesquisadores

Um deles, que continha bilhões de galões de água há até pouco tempo, secou em questão de poucas semanas

Pesquisadores que estão construindo o maior mapa feito até agora das camadas gélidas da Groenlândia levaram um susto ao constatar que dois lagos localizados abaixo do gelo simplesmente desapareceram. Um deles, que continha bilhões de galões de água há até pouco tempo, secou em questão de poucas semanas. O outro encheu e voltou a ser drenado duas vezes nos últimos dois anos.



A equipe de Howat foi a primeira a detectar a cratera onde havia o lago, ocupando uma área de 50km na costa da Groenlândia. Ali, imagens aéreas e por satélite haviam indicado a existência de um lago subglacial por mais de 40 anos. Imagens mais recentes sugerem que, por volta de 2011, ele foi esvaziado através de um túnel abaixo da camada de gelo. A cratera mede 2km e tem 70m de profundidade. Os pesquisadores calcularam que o lago continha perto de 6,7 bilhões de galões d;água.

Em 2013, Bevis descobriu o lago descrito na Nature em circunstâncias similares. O pesquisador alerta para a possibilidade de que o fenômeno se alastre por toda a Groenlândia. ;Nós estamos vendo esses locais serem drenados e cheios novamente em tempo real. Com derretimentos assim, mesmo o interior mais profundo das camadas de gelo vai mudar;, alerta.