Ciência e Saúde

Estudo mostra que adeptos a lanches de madrugada têm problemas para dormir

Em média, as pessoas ingerem 10% a mais de energia do que o recomendado

Vilhena Soares
postado em 06/03/2015 06:13

Em média, as pessoas ingerem 10% a mais de energia do que o recomendado
Passar a noite em claro assistindo a um seriado ou jogando videogame é comum entre os adolescentes, principalmente nos fins de semana. Já se sabe que essa desregulação do sono pode trazer prejuízos à saúde. Mas as complicações podem ser ainda maiores, alertam cientistas da Penn State University College of Medicine, nos Estados Unidos. Isso porque, além de dormir mal, os jovens se alimentam incorretamente durante as longas sessões de diversão. Obesidade e desregulação hormonal são as principais consequências da união dos maus hábitos, indica o estudo apresentado, nesta semana, na reunião anual da Associação Americana do Coração.

;Distúrbios e privação do sono estão tornando queixas comuns. Coerente com essa questão é a epidemia de obesidade. Estudos anteriores relataram que o sono curto está associado ao excesso de peso;, diz ao Correio Fan He, principal autor do estudo e epidemiologista da universidade. Segundo o especialista, o funcionamento do metabolismo humano explica a ligação entre os dois problemas. Ele é mais baixo quando o sono não cumpre as horas necessárias para o funcionamento correto do corpo. ;Do ponto de vista comportamental, pode ser que o que as pessoas fazem quando não dormem esteja contribuindo para esse desarranjo. Portanto, realizamos esse estudo para investigar a associação entre o padrão de sono e a ingestão de alimentos;, complementa Fan He.

Participaram do estudo 32 adolescentes, que tiveram a dieta e o sono analisados durante sete dias. Os jovens foram monitorados por pulseiras para a mensuração do ritmo biológico e responderem a um questionário sobre hábitos alimentares durante o ano anterior à pesquisa. Como resultado, os cientistas notaram que os participantes que sofriam mais alterações no sono eram aqueles que mais se alimentavam de forma errada. Costumavam, por exemplo, fazer lanches calóricos de madrugada. De uma forma geral, ingeriam 201 calorias a mais do que a quantidade recomendada (2 mil calorias).

A matéria completa está disponível, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação