Estudo questiona precisão dos exames de ressonância magnética

Um problema fundamental é que ela mede a atividade neural de forma indireta, por meio de alterações no fluxo sanguíneo em diferentes partes do cérebro

postado em 06/03/2015 10:34
As estruturas funcionais do cérebro não mudam muito ao longo do tempo, ao contrário do que sempre se postulou, sugere um novo estudo. Em artigo publicado no jornal Human Brain Mapping, cientistas da Universidade de Cambridge demonstraram que as alterações verificadas previamente no cérebro de idosos por meio do exame de ressonância magnética funcional devem-se, na verdade, a modificações vasculares (veias e vasos sanguíneos) e não na atividade neuronal. Segundo os autores, dado o número robusto de pesquisas que utilizam a ressonância para avaliar o envelhecimento cerebral, são muitas as consequências da descoberta para entender como o órgão se comporta à medida que a idade avança.

Os exames podem indicar mais alterações vasculares do que dos neurônios

Um problema fundamental da ressonância, alegam os autores, é que ela mede a atividade neural de forma indireta, por meio de alterações no fluxo sanguíneo em diferentes partes do cérebro. Por isso, sem correções cuidadosas de diferença etária na reatividade vascular, os sinais observados pelo exame podem ser erroneamente interpretados como modificações neuronais. Uma importante linha de pesquisa foca no controle de ruído de sinais da ressonância usando medidas padrões adicionais para a função vascular. Contudo, esses métodos não têm sido amplamente aplicados, possivelmente porque são difíceis de implementar em estudos do envelhecimento.

Um candidato alternativo para a correção são as medidas da ressonância em estado de repouso, o que é fácil de fazer na maioria dos experimentos feitos com essa tecnologia de imagem. No passado, o método era difícil de validar, mas agora isso se tornou foi possível, graças à combinação de dados de 335 voluntários que se submeteram ao exame ao longo da vida como parte do projeto CamCAN, de Cambridge.

A análise dos dados, feita pelo médico Kamen Tsvetanov, mostrou que diferenças de idade na amplitude de sinal durante a execução de uma tarefa são de origem vascular, e não neuronal. A equipe de pesquisadores propõe que o método pode ser usado como fator de correção para controlar as diferenças vasculares nos estudos sobre envelhecimento que utilizam a ressonância magnética.

A pesquisa também desafia demonstrações anteriores sobre redução da atividade cerebral nas áreas visual e auditiva durante a execução de tarefas simples sensório-motoras. De acordo com os pesquisadores, é a saúde vascular, e não a função cerebral, que conta para a maior parte das diferenças dos sinais registrados pela ressonância nessas áreas. ;Essas descobertas mostram claramente que, sem métodos corretivos, os estudos baseados em ressonância sobre os efeitos do envelhecimento na cognição podem ser interpretados erroneamente;, afirmou Tsvetanov.