Ciência e Saúde

Desmatamento de áreas próximas a nascentes agrava crise hídrica

No cerrado, onde estão as nascentes das principais bacias hidrográficas da América do Sul, a situação é alarmante

Celina Aquino
postado em 09/03/2015 06:10
Plantação de soja: perda da vegetação natural para agronegócio prejudica abastecimento de bacias hidrográficas

Belo Horizonte ;
A falta de chuva não é a única responsável pela crise hídrica no Brasil. A retirada da cobertura vegetal do solo, agravada por atividades como agronegócio e mineração, contribui para reduzir ainda mais a disponibilidade de água nas torneiras. No cerrado, onde estão as nascentes das principais bacias hidrográficas da América do Sul, incluindo a do Rio São Francisco, que quase desapareceu com a seca, a situação é alarmante. A área devastada no segundo maior bioma brasileiro chega a 1,5 milhão de metros quadrados ; em torno de 75%. Com isso, a água da chuva deixa de ser absorvida pela vegetação e não chega aos aquíferos. Pesquisadores do Instituto do Trópico Subúmido (ITS), ligado à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), estimam que, a cada ano, pelo menos 10 pequenos córregos desaparecem na região.

O cenário de devastação e falta de água é resultado de ações danosas iniciadas séculos atrás. O pesquisador Altair Sales Barbosa, diretor do ITS, explica que o processo de degradação do solo vem ocorrendo desde a conquista do Centro-Oeste, com a construção e a urbanização de Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. A situação se agravou a partir de 1970, quando multinacionais chegaram à região para explorar o agronegócio, destruindo praticamente toda a vegetação nativa. ;Uma vez que se retirou a cobertura vegetal, as plantas substitutas (soja, cana-de-açúcar, algodão e outras monoculturas) não são capazes de exercer a função ecológica das originais, porque suas raízes são subsuperficiais;, informa Barbosa. Os cursos d;água, portanto, diminuem de nível até desaparecerem por completo.

Na visão do pesquisador da PUC-GO, a situação é complexa e irreversível, tendendo a se agravar. Barbosa prevê que, com o passar do tempo, o sertão brasileiro se transformará em deserto. ;A água não é uma fonte inesgotável. No dia em que ela acabar, as grandes áreas de lavoura vão ficar desnudas e secas; em síntese, vão se tornar um ambiente quase desértico. Só não chega a tanto porque de vez em quando vai chover;, esclarece. O problema é que, sem a vegetação nativa, a água da chuva não será absorvida pelo solo e não chegará aos aquíferos que abastecem quase todas as bacias hidrográficas do país. E quando chega um período de estiagem mais ou menos prolongado, os cursos d;água, que já não são alimentados de maneira satisfatória por precipitações, diminuem ainda mais o volume, provocando crise hídrica como a que assola o Brasil.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação