Ciência e Saúde

Estudo diz que família de George Washington adotou modo de manter status

Uma das estratégias foi montar uma espécie de salão de beleza no fundo de casa

Isabela de Oliveira
postado em 05/04/2015 08:01
Sala da residência de Mary Ball e filhos: dedicação constante em receber bem as visitas
Talvez os Estados Unidos não fossem o que são hoje se George Washington não tivesse aprendido, desde cedo, a ser vaidoso. Sem suas impecáveis perucas, é possível que ele não parecesse à altura do cargo de comandante do Exército Continental na Guerra da Independência. Ou, quem sabe, nunca tivesse sido eleito pelo parlamento, em 1789, o primeiro presidente do país. Essas suposições, por mais estranhas que possam parecer para alguns, são sustentadas em um estudo publicado recentemente na revista Journal of Archaeological Science: Reports.

No século 18, a aparência de um cavalheiro era quase tão importante quanto sua Certidão de Nascimento. As mechas de um homem indicavam a condição financeira e a posição social de um indivíduo. Washington nasceu em uma família rica e influente. Seu pai, Augustine, era um grande plantador de tabaco e membro ativo da igreja anglicana, tendo influência na agenda política da Virgínia. Porém, quando o patriarca morreu, em 1743, os herdeiros do primeiro casamento ; Lawrence e Augustine Junior, cuja mãe tinha morrido ; ficaram com a maior parte da fortuna.

George, que tinha 11 anos; a mãe, Mary Ball; e os irmãos, Samuel e Betty, se viram em uma situação financeira bastante desconfortável. Mary, no entanto, não estava disposta a deixar que os outros soubessem disso. Se, dentro de casa, a situação estava difícil, fora dela tudo deveria parecer perfeitamente bem. E, para manter as aparências, o melhor era investir na; aparência. ;Tudo sugere que a família era fortemente preocupada com a impressão que os outros tinham dela e com a manutenção do status social;, diz Laura Galke, principal autora do estudo, conduzido em parceria pela Fundação George Washington e a Virginia Commonwealth University.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação