Ciência e Saúde

Brasileiros criam sensor que mede qualidade da água com transmissão sem fio

A tecnologia pode ser útil também para detectar vazamentos de petróleo

Cristiana Andrade
postado em 08/04/2015 06:17

O sensor HydroNode é testado em uma piscina: tecnologia 100% nacional

Belo Horizonte ; Em plena crise hídrica e com vários mananciais brasileiros contaminados, um sensor hidrológico que usa o conceito de internet aquática, transmitindo dados para outras redes sem a necessidade de fios, surge como uma alternativa interessante para monitorar a qualidade e o volume da água em lagos, rios e tanques. O projeto, desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com pesquisadores das federais de Viçosa (UFV) e de Juiz de Fora (UFJF), chegou a um dispositivo de baixo custo que determina a pureza da água a partir de algumas variáveis: temperatura, concentração de oxigênio dissolvido, turbidez, pH e condutividade elétrica.

Segundo o professor Luiz Filipe Menezes Vieira, do Departamento de Ciência da Computação da UFMG (DCC/UFMG), a ideia era criar um equipamento que ficasse dentro da água, captando informações e transmitindo os dados por meio de uma rede sem fio. De acordo com ele, o projeto partiu de uma necessidade apontada por outro professor, Ricardo Motta Pinto Coelho, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, que trabalha com aquacultura.

;Ele precisava de um sensor que pudesse monitorar a qualidade da água, a temperatura e o nível de oxigênio dos tanques onde são criados peixes. Isso porque o material usado com esse objetivo é importado e caro. Se estraga, não há quem conserte, e a solução é comprar outro;, diz. O Laboratório de Gestão de Reservatórios da UFMG (LGAR/UFMG), coordenado por Coelho, estuda a qualidade de lagos e rios há três décadas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação