Ciência e Saúde

Pesquisadores criam jogo que ajuda a combater o medo de viajar de avião

Terapia virtual começou a ser testada neste mês na Universidade de São Paulo

Sandra Kiefer
postado em 11/04/2015 07:47

Belo Horizonte ; A previsão das companhias áreas é de que, neste ano, mais de 3,5 bilhões de pessoas viajarão de avião. A estimativa dos médicos é de que 6,5% delas sentirão o sangue gelar e as mãos suarem ao ouvir as instruções dos comissários de bordo avisando que a aeronave está prestes a levantar voo. São as acometidas pela aerofobia, medo de andar de avião que, em casos mais graves, impede o indivíduo até de passar perto de um aeroporto.

Professor de psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), Cristiano Nabuco e um grupo de colegas recorreram a tecnologias modernas para criar um jogo experimental a fim de tratar essa fobia. Os pacientes usam óculos 3D acoplados a um simulador de voo. A ferramenta virtual reproduz passo a passo todas as fases de uma viagem de avião, desde o check-in até o desembarque, passando por raios X e por enfrentamento de turbulências.

;A pessoa fica sentada em uma poltrona de avião que oscila com os comandos e emite sons. O sistema vai monitorando os sinais vitais dela, que é exposta a todas as fases do voo até que consiga superar o medo;, detalha o professor, lembrando que os games usados como base para a saúde mental já foram testados para tratar o medo de altura com 100% de êxito.

A principal diferença em relação à chamada terapia de exposição, em que o paciente fecha os olhos e é orientado a reviver as cenas que teme, é que o equipamento permite controlar a ansiedade por meio do manete ou do joystick. ;Isso evita que ele desista antes de atingir o mais alto grau de fobia. Quem tem muito medo costuma paralisar, o que o impede de atravessar todas as barreiras imaginárias;, compara Nabuco.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação