Ciência e Saúde

Cientistas estão perto de descobrir fórmula da vacina antimalária

A imunização, contudo, ainda apresenta eficácia apenas moderada e traz efeitos colaterais como maior risco de convulsões

Vilhena Soares
postado em 24/04/2015 06:18

Cientistas apresentam hoje novos testes com a vacina antimalária mais próxima de chegar ao mercado. No novo artigo, publicado na revista The Lancet, os autores confirmam uma eficácia considerável da imunização em crianças até quatro anos depois da aplicação e mostram que os resultados são muito mais positivos quando, em vez de três doses (avaliadas em estudo anterior), são feitas quatro aplicações. No entanto, a perda de proteção ao longo do tempo e a presença de efeitos colaterais indicam, na opinião de especialistas, que a criação da vacina ideal contra a enfermidade ainda exigirá muita pesquisa.

A fórmula RTS,S/AS01 foi desenvolvida por cientistas do Reino Unido para proteger contra o tipo mais perigoso da malária, causado pelo protozoário Plasmodium falciparum. Os testes apresentados agora foram realizados em crianças com idades entre 6 semanas e 17 meses de sete países africanos com diferentes níveis de transmissão da doença tropical: Burkina Faso, Gabão, Gana, Malawi, Moçambique, Quênia e Tanzânia.

Em um artigo anterior, publicado em 2014, os pesquisadores observaram uma redução de aproximadamente 46% nos casos da doença até 18 meses após a imunização. Desta vez, o período de acompanhamento foi mais longo ; cerca de 48 meses para crianças entre 5 e 17 meses e de 38 meses para bebês de 6 a 12 semanas. O teste do tempo mostrou uma queda de eficácia.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação