Coautora do trabalho, Kristina Durante, professora de marketing da universidade americana, conta ao Correio que a pesquisa partiu de outros estudos que relacionaram a fase da ovulação a mudanças no padrão de escolhas de parceiros. ;Trabalhos anteriores mostraram que, nesse período, as mulheres tornam-se sexualmente mais atraídas por homens dominantes, até mesmo homens que não são seus parceiros. Isso sugere que, perto da ovulação, elas estão abertas à novidade e a uma maior variedade nos homens. Essa abertura para opções alternativas aumenta a probabilidade de encontrar o melhor parceiro sexual possível;, afirma.
A cientista explica que isso não significa que, na ovulação, as mulheres se tornem receptivas a vários parceiros. ;Na verdade, elas ficam muito mais exigentes na escolha desse parceiro sexual quando estão férteis;, ressalta. É a exigência que faz com que mais opções sejam desejáveis. Quem quer ;o melhor; prefere contar com um amplo leque de opções. O que Durante e colegas fizeram, então, foi investigar se um efeito parecido poderia acontecer em outras áreas de escolha, como as compras.
Para testar a hipótese, o grupo realizou um estudo com 553 mulheres americanas que tinham entre 18 e 40 anos, não estavam grávidas e não tomavam contraceptivos hormonais. Por meio de formulários com perguntas direcionadas ao comportamento das participantes, os pesquisadores constataram que a fase fértil realmente desperta um desejo de variedade na hora de consumir. ;De fato, as mulheres não têm apenas o desejo por mais opções em homens, elas querem avaliar e experimentar mais opções em barras de chocolate, cosméticos, sapatos e restaurantes também;, diz Durante.
Um dado curioso, porém, é que, quando as voluntárias eram estimuladas a pensar em seus companheiros românticos, a vontade por experimentar mais variedades de produtos diminuía. ;Quando se imaginavam em um relacionamento amoroso com um parceiro desejável ou quando eram casadas e pensavam em seus maridos, a busca por variedade perto da ovulação já não era a mesma;, acrescenta a especialista.
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