Ciência e Saúde

Pesquisadores criam técnica barata para detectar contaminação em alimentos

O foco principal é a análise de grãos, em especial do milho, do amendoim e derivados

Paula Carolina
postado em 29/04/2015 06:18

Belo Horizonte ; Uma nova técnica criada na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais, permite a identificação da presença de micotoxinas em alimentos de maneira mais rápida, precisa e barata que os métodos já existentes. Essas toxinas são produzidas por fungos e podem gerar diferentes efeitos danosos ao organismo, sendo algumas delas cancerígenas. O foco principal é a análise de grãos, em especial do milho, do amendoim e derivados, produtos que costumam apresentar mais problemas.

Fubá: o derivado do milho é o primeiro a ser analisado pela nova técnica por ser muito consumido no Brasil

Desenvolvida pelo químico Fabiano Narciso Paschoal, analista e pesquisador de Saúde e Tecnologia da fundação, a tecnologia foi testada com sucesso no fubá, escolhido por ser altamente consumido no Brasil, principalmente por famílias de baixa renda. Uma das principais características do método é permitir uma análise simultânea de vários grupos de micotoxinas em um só procedimento, o que não era possível até então.



;Isso ocorre porque são necessárias várias etapas de purificação. Ou seja, pegamos o alimento e realizamos muitos procedimentos até resultar na amostra líquida que é colocada no equipamento;, explica Paschoal. ;A redução no número de etapas nessa fase é drástica, graças à nova metodologia, que envolve a técnica de espectrometria de massas;, ressalta o pesquisador.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação