Ciência e Saúde

Agência russa perde controle de espaçonave que deve cair na Terra

Especialistas dizem que há poucas chances de provocar algum acidente

postado em 30/04/2015 06:22

Cerca de 2 toneladas e meia de equipamentos, água e comida estão perdidas no espaço. A Agência Espacial Federal Russa (Roskosmos) admitiu ontem que a nave de carga Progress, que deveria entregar mantimentos na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), está fora de controle e não chegará ao destino planejado. Os especialistas russos estimam que o cargueiro pode ficar até duas semanas em órbita antes de se despedaçar ao reentrar na atmosfera terrestre.

Na terça-feira, pouco depois do lançamento da nave, a partir do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão), os operadores registraram problemas de transmissão e decidiram mudar o plano de voo. O problema se tornou evidente quando as antenas do veículo não responderam como esperado, e a unidade de propulsão necessária para o encaixe na ISS não havia pressurizado. ;Ela começou a descer. É claro que as reações são absolutamente incontroláveis;, descreveu um funcionário da Roskosmos à agência de notícias France-Presse.

Como o equipamento não é tripulado e tudo que transporta pode ser substituído sem dificuldades, a maior preocupação agora é com o que acontecerá quando a nave espacial ; que alcançou 257km de altura e viaja a 25 mil quilômetros por hora ; volte à Terra. O receio é que, ao se desintegrar, a Progress solte fragmentos grandes o suficiente para causar estragos, dependendo de onde cair. Porém, o perigo para as pessoas é pequeno, lembram especialistas. Afinal, mais de dois terços da superfície da Terra é coberta por água e apenas 3% da área de terra é densamente povoada.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação