Ciência e Saúde

Morfina produzida sem papoula é considerada um avanço para medicina

A descoberta, publicada na revista científica Nature Chemical Biology, vem na esteira de um estudo publicado no mês passado na revista PLOS ONE

Agência France-Presse
postado em 18/05/2015 19:59
Cientistasa afirmaram nesta na segunda-feira ter aberto um caminho para a produção de opiáceos de levedura geneticamente modificada - mas temem que a descoberta possa um dia ser a mina de ouro dos traficantes de drogas.

Outros especialistas concordaram, dizendo que qualquer pessoa com conhecimentos básicos pode usar tal levedura para produzir morfina, codeína e drogas usando um simples kit de cerveja caseira.

A descoberta, publicada na revista científica Nature Chemical Biology, vem na esteira de um estudo publicado no mês passado na revista PLOS ONE.

Juntos, os documentos descrevem os passos-chave para chegar à levedura feita por bio-engenharia, que se alimenta de açúcar e exala opiáceos e outras drogas terapêuticas.

O objetivo é fornecer analgésicos mais baratos e, possivelmente, menos viciantes a partir de uma fonte segura, em comparação à papoula.

No estudo publicado nesta segunda-feira, os biólogos da Universidade da Califórnia em Berkeley inseriram um gene da enzima a partir de beterraba para persuadir fermento em conversão de tirosina - um aminoácido facilmente derivado do açúcar - em um composto chamado reticulina.

A Reticulina é um "eixo" molecular, o que significa que é o trampolim para fazer morfina, codeína e oxicodona, bem como medicamentos anti-espasmódicos como papaverina.

A pesquisa não tinha a intenção de fazer essas drogas, mas o processo de passar da reticulina à codeína e morfina em levedura já é conhecido. O que estava faltando na cadeia de conhecimentos era como partir da tirosina para a reticulina.

A descoberta pode ser de grande ajuda para a indústria farmacêutica, mas também "acelera dramaticamente o relógio para quando as drogas fabricadas em casa se tornarão uma realidade", alertaram os pesquisadores.

"Estamos propensos a olhar para uma linha do tempo de um par de anos, não mais do que uma década, quando a levedura alimentada por açúcar poderia confiavelmente produzir uma substância controlada", afirmou John Dueber, que co-liderou o estudo publicado nesta segunda-feira.

"A hora é agora para pensar políticas para lidar com esta área de investigação. O campo está se movendo surpreendentemente rápido, e precisamos estar à frente para que possamos minimizar o potencial de abuso".

- Faça sua própria morfina? -

Um grupo de importantes acadêmicos também insistiu numa mensagem semelhante.

Em um comentário sincero formulado na revista Nature, o trio disse que o caminho estava agora aberto para engenharia de uma cepa de levedura que daria conta de todo o processo de confecção da droga.

Isso, por sua vez, ofereceria oportunidades de ouro para os criminosos, caso esta estirpe caia nas mãos erradas.

"Em princípio, qualquer pessoa com acesso à cepa de levedura e habilidades básicas em fermentação seria capaz de crescer levedura produtora de morfina utilizando um kit de fermentação caseira pra fabricação de cerveja", ressaltou o comentário, escrito por Kenneth Oye, cientista político do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

"Se a estirpe de levedura modificada produziu 10 gramas de morfina, os utilizadores teriam de beber apenas 1-2 mililitros de líquido para se obter uma dose prescrita padrão".

As estirpes também podem ser projetadas para que a levedura requeira condições de alimentação ou de laboratório incomuns para prosperar, aumentando, assim, o nível tecnológico para as gangues - tornando a operação mais complexa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação