Ciência e Saúde

Estudos mostram eficácia em dose única da vacina do HPV

Isabela de Oliveira
postado em 10/06/2015 06:10

Dois grandes ensaios publicados na edição de hoje do The Lancet Oncology mostram que apenas uma dose da vacina bivalente contra o papilomavírus humano (HPV) é suficiente para proteger mulheres contra os dois tipos virais que provocam até 70% dos casos de câncer cervical. Embora seja cedo para falar de alteração nas políticas de imunização ; inclusive as brasileiras, que recomendam três doses ;, pesquisadores acreditam que os resultados poderão otimizar recursos, favorecendo países com limitações financeiras para imunizar meninas e mulheres.

Dados de dois grandes ensaios foram combinados e analisados por pesquisadores, entre eles o brasileiro Paulo Naud, pioneiro na investigação da vacina no país. Ele coordenou a pesquisa no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, onde 1,2 mil mulheres foram acompanhadas ao longo de, em média, quatro anos. Elas fazem parte de um total de 26.110 participantes submetidas à imunização com uma vacina já conhecida e aplicada, a Cervarix.

As mulheres foram selecionadas aleatoriamente para receber a imunização contra o HPV-16/18. Calculou-se a eficácia do procedimento após três doses (aplicadas em 22.327 participantes), duas doses (em 1.185) e uma (em 543). Independentemente do número de doses administradas, a imunização atingida foi alta tanto entre mulheres com histórico de HPV-16/18, quanto em jovens virgens.

Cosette Wheeler, coautora do estudo, pondera que, embora uma única dose possa ser suficiente para reduzir substancialmente a incidência de câncer cervical, ainda é cedo para alterar as diretrizes. Segundo Aimée Kreimer, principal autora do trabalho, se a eficácia da vacinação em uma etapa for confirmada, será possível reduzir os custos de produção e administração. ;Isso é especialmente importante nas regiões menos desenvolvidas do mundo, onde ocorrem mais de 80% dos casos de câncer de colo do útero;, diz.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação