Ciência e Saúde

Robô europeu Philae retoma contato após dias em silêncio

Agência France-Presse
postado em 19/06/2015 21:58
O pequeno robô europeu Philae, que pousou no cometa Churyumov, conseguiu se comunicar nesta sexta-feira durante 19 minutos com a sonda Rosetta, depois de passar vários dias sem dar sinal - anunciou a agência espacial alemã DLR.

Philae, que acordou em 13 de junho após sete meses de torpor, conseguiu no mesmo dia se comunicar durante dois minutos com a Terra através da sonda e transmitir dados.

Um dia depois, ele conseguiu fazer contato novamente, mas a comunicação era de má qualidade. Desde então, ficou em silêncio.

Este terceiro contato confirma que "Philae está indo muito bem", disse a DLR em comunicado.

Para melhorar a comunicação com o robô, a equipe responsável pela Rosetta, que escolta o cometa durante sua rota para o sol, decidiu mudar o plano de vôo da sonda.

O contato foi restabelecido novamente na sexta-feira entre 13h20 e 13h39 GMT, disse a DLR, responsável por conduzir o robô para a Agência Espacial Europeia (ESA).

O robô, que enviou dados sobre o estado do módulo vai continuar a trabalhar "durante toda a noite" pois conta com reservas de energia na bateria, disse a DLR. Nos últimos tempos, Philae só trabalhava durante o dia graças aos seus painéis solares, mas as baixas temperaturas impediam que a bateria fosse recarregada.

Philae, que permaneceu em uma área sombreada por vários meses, enviou dados registrados na semana passada. Os engenheiros foram capazes de observar um aumento no brilho à medida que o cometa se aproxima do Sol.

"A comunicação [de sexta-feira] sofreu várias interrupções mas, no entanto, foi a primeira vez que o sinal ficou estável durante um longo período", garantiu a DLR, que explicou que são necessários longos e estáveis %u200B%u200Bcontatos "para levar a cabo as experiências planejadas".

Philae vai começar com tarefas simples, como tomar a temperatura e medir o número de elétrons no solo e nos gases; tirar fotos cada vez mais tarde, está prevista para perfurar o núcleo do cometa para encontrar partículas orgânicas com um potencial papel no surgimento da vida na Terra.

Dotado de 10 instrumentos, este robô-laboratório, que entrou para a história no dia 12 de novembro ao aterrissar no núcleo de um cometa, trabalhou durante 60 horas antes de dormir pela insuficiência de luz, necessária para recarregar as baterias solares que lhe permitem funcionar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação